Não Usem Estabilizadores[Porque ñ usar estabilizador]

Iniciado por mrx, 17 de Setembro , 2006, 12:00:17 AM

tópico anterior - próximo tópico

mrx

A verdade e a seguinte pessoal,
dentro dos estabilizadores domesticos que possuimos, o que existem são relés que não passam de chaves que ficam chaveando tentando impedir uma brusca variação de tensão. O que acontece é que qualquer chave, quando acionada, gera pulsos eletromaganéticos de alta freqüencia e estas são estramamentes nocivas a sistemas digitais como é o caso dos computadores, ou seja estabilizadores podem ocasionar travamentos (Dependendo da sensibilidade do computador) e isto tem um agravante, os estabilizadores normalmente são ligados após os filtros de linha, isto significa que os pulsos gerados pelo chaveamento do estabilizador não são filtrados. Segundo, as atuais fontes produzidas para computadores são bastante robustas e podem funcionar perfeitamente diretamente na rede se achar-se necessario pode-se adicionar um filtro de linha.
Quero deixar claro que esta crítica se restringe expecificamente aos estabilizadores domesticos que não oferecem nenhuma proteção eficiente ao microcomputador, é claro que existem estabilizadores industrias mais complexos e caros que realmente valem a pena possuir, dentre as vantagens destes estabilizadores valem a pena ressaltar, estes possuem transformadores issoladores que sua razão de transformação é de 1/1, ou seja, esses transformadores nem elevam nem baixam a tenssão, então qual a função deles realmente?
Como o proprio nome sugere estes tranformadores issolam totalmente as saidas dos estabilizadores de sua entrada, isto é feito para assegurar que depois de desligado não ha a minima possibilidade de choque eletrico nas saidas do estabilizador. Já os estabilizadores domesticos não possuem esse tranformador e quando desligado ele barra somente um dos fios da entada do estabilizador. Em redes monofásica onde a pinagem da tomada estiver correta o estabilizador cortará a fase, que é justamente o responsavel pelo choque eletrico, mas em lugares onde a pinagem estiver invertida o neutro(terra da rede) será barrado e o fase passará normalmente, isto é muito comum acontecer pois uma tomada invertida funciona perfeitamente e nem todas as pessoas que se dispoem a fazer instalações eletricas possuem estas informações o pior é quado é rede é bifásica ou seja sempre uma das fase estará passando livremente. O problema nisto é que a maioria das pessoas quando desligam os estabilizadores e abrem o micro afim de fazer algun tipo de manutenção acreditam estar totalmente protegidas contra choque o que é um terrivel engano principalmente se a parte a ser acessada for a fonte de alimentação.

Pra terminar meus conselhos são os seguintes:

# Não usem estabilizadores domestico, seu mico funcionará perfeitamente direto na rede
# Se assim mesmo você não quer ligar seu micro diretamente na rede compre um estabilizador um pouco mais caro, vale a pena.
# Nunca confie na isolação de estabilizadores domesticos

Sei que este tópico vai ser polemico, mais a principio quero esclarecer que estas informações que aqui passei são bem fundamentadas e levantadas por professores experientes de eletrônica e eletrotecnica. Sou estudante de eletrônica (segundo semestre) e me disponibilizo a tirar as duvidas que sugirem e que estiverem ao meu alcance de responder.

Creditos: Mansonk2(Estudante de Eletrônica pós Médio)

Voltando a ativa. ;P

Anonymous

É cara, realmente eu já tinha uma meia noção disso, pois eu tb fazia eletrônica, mas desisti (heheheh)...
Agora eu uso nobreak, será q é uma melhor opção?

Anonymous

É galera, no meu ponto de vista o  NOBREAK e bem melhor eu recomendo, tem um custo mais caro e bem mais confiável. 

Um bom tópico esse !!!!!.

KEst

Vou no No-Break também.
Mas diga ai eu nao entendi, a respeito de usar estabilizadores depois do filtro de linha
Se colocar o estabilizador antes do filtro de linha, adianta alguma coisa? Vai mudar o que?
A No-breaks the best
Marca: SMS     the good

Campanha Converta-se a Gnu is Not Unix/Linux

Anonymous

Bom, quanto  a essa questão , eu prefiro usar o estabilizador do que ligar diretamente na rede.

Uma vez  eu tava na casa do colega meu e o pc dele tava ligado diretamente na rede elétrica,

Então teve uma queda de energia bem rápida( caiu e voltou), acontece que quando voltou, provavelmente a tensão veio bem maior

do que 220v(aqui onde eu moro a tensão é 220v), fazendo assim com que  danificasse fonte, hd e placa mãe,(de importannte

apenas o processador restou)

Ele entrou na justiça contra a companhia de eletricidade,mas nao consegui nada...

Bom, se ele tivesse com estabilizador , provavelmente quando tivesse caido e voltado rapidamente, o estabilizador não

deixaria que a tensão variasse tanto.

Bom... é apenas opnião pessoal , mas você esta dizendo isso também,vou dar mais uma estudada.

lcs

Bom o ideal mesmo é que todos as casas possuissem aterros com fio terra e ussassem no breaks , mais fazer o que , eu uso o meu filtro de linha como extenssão mesmo..
Pra que viver sem sentido.