Precisamos mesmo do PHP6?

Iniciado por Wuefez, 22 de Junho , 2008, 11:05:21 AM

tópico anterior - próximo tópico

Wuefez

Andei pesquisando sobre o PHP6, e não sei se estou tão entusiasmado assim como a maioria das pessoas. Eu vejo sim alguns bons avanços no novo PHP, como por exemplo, a remoção das diretivas padrão de segurança para servidores compartilhados register_globals, magic_quotes e safe_mode. Além de remover essas diretivas que sempre aborreceram todo mundo, também vai ser melhorado o suporte a programação orientada a objetos e outras coisitas a mais.

Mas eu realmente não sei se essa mudança toda vai ser mesmo pra melhor, pois legiões de programadores vão ter que atualizar milhares, ou até mesmo milhões quem sabe, de scripts para funcionarem com o novo PHP. Sendo que é fato que a maioria dos servidores de hospedagem ainda usa o PHP4, se o PHP5 nem foi completamente assimilado pela comunidade, pra que gastar tempo e recursos ($$$) em um novo PHP?

Posso dar de exemplo o Apache 2, lançado a séculos, e mesmo assim a maioria dos administradores ainda escolhe o velho Apache 1.3.x, simplesmente "porque funciona".

"Quem fala não faz."

branco

Se você é atendido por um, não precisa de outro.
Mas essa questão também envolve o querer aparecer.
O linux já foi alcançado pela sindrome,
O celular também.

Agora, na programação, que não é qualquer um que gosta e consegue programar, está demorando um pouco pra acontecer.
Mas não vai demorar muito, já que os empresarios necessitam de mão de obra barata e estão fazendo programação virar moda. Além disso, tem surgido no mercado vários softwares que cada vez mais requer menos programação.

etc...

Até
Olha o trem... Quem vai ficar, quem vai partir? Quem vai chorar, quem vai sorrir?

wtfnicked

Também já analisei o PHP 6 e sim, acho que precisamos dele. Além das directivas de segurança alteradas, temos uma POO muito melhor, coisa na qual o php tinha em défice, também os namespaces vão ter bastantes utilidades, quem programa em php sabe que existem várias funções para fazer a mesma coisa e na versão 6 eles vão retirar funções duplicadas, deixando assim as funções que têm a melhor performance e que são mais seguras em detrimento das outras que faziam a mesma coisa, o que torna mais simples escrever código e torna seu código mais bem organizado, mais legivel, mais seguro. Eu neste momento, todas as aplicações que estou desenvolvendo já são a pensar em php 5 mas sempre compativeis com php 6 claro que manter esta compatibilidade complica um pouco, mas e quê cara? programador gosta de desafios ;).

Eu acho bom o desenvolvimento de uma linguagem não parar, é sinal quer dizer que ainda há muita coisa a melhorar e que a equipa de desenvolvimento está atenta a isso, e quer melhorar as condições aos seus utilizadores, que neste caso somos nós programadores.
"If you know the enemy and know yourself, you need
not fear the result of a hundred battles." – Sun Tzu, Art of War

lcs

Mas escuta, o php 6 não dah suporte aos code´s em php4 e 5?

eu acho uma boa, quem quiser começar a programar em php6 dve começar com projetos novos e não remodelar os antigos..ou se for remodelar, que se remodele todo o site para modelos mais atuais..
Pra que viver sem sentido.

wtfnicked

Algumas funcionalidades do php 4 e php 5 vão desaparecer no php 6, daí as incompatibilidades que vão ser criadas.
"If you know the enemy and know yourself, you need
not fear the result of a hundred battles." – Sun Tzu, Art of War

rog

claro que nao precisa, assim como nao precisava do php4 nem do php5

algums anos atraz eu rodava um webserver com um pentium III e 256 mo sdram 100

apache + php3 + mysql3.23 + webmin + fetchmail (boa epoca para spam)

era num woody e nunca deu problema, os recursos estavam sobrando

esses dias eu teve que comprar um pentium quad para ficar tranquilo com o meu site

o que sera que vai precisar para rodar o php6 ?

rog
realty.sys is corrupt :  reboot the universe (Y/N)

lcs

Citação de: "wtfnicked"Algumas funcionalidades do php 4 e php 5 vão desaparecer no php 6, daí as incompatibilidades que vão ser criadas.

sim, como é de se esperar em versões mais recentes algumas coisas são eliminadas, porém , quem quiser começar a programar com o php6, eu acho que deveria, pois é uma linguagem mais moderna, e com menos problemas, acho,.

Quem não quer atualizar suas páginas para o novo formato, deixe ela como esta. va usando as versões anteriores..

Wuefez

Citação de: "lcs"
Citação de: "wtfnicked"Algumas funcionalidades do php 4 e php 5 vão desaparecer no php 6, daí as incompatibilidades que vão ser criadas.

sim, como é de se esperar em versões mais recentes algumas coisas são eliminadas, porém , quem quiser começar a programar com o php6, eu acho que deveria, pois é uma linguagem mais moderna, e com menos problemas, acho,.

Quem não quer atualizar suas páginas para o novo formato, deixe ela como esta. va usando as versões anteriores..

E quando eles abandonarem totalmente o suporte pra versões antigas? (patchs e etc..)

"Quem fala não faz."

Ilmo. Sr. JulianoRossi

É aquela história, se terá mais recursos, mas segurança, por que não?
Kra!! Vamos deixar a tecnologia chegar...

T+
"Pior do que a insegurança...
... é a falsa sensação de estar seguro."

lcs

Citação de: "Wuefez"
Citação de: "lcs"

E quando eles abandonarem totalmente o suporte pra versões antigas? (patchs e etc..)

Bom como o amigo mamute disse, após algum tempo as tecnologias vão ficando obsoletas, foi assim com a conexão discada,com a tv analogica,o disquete,o win 98,o dos,etc. As coisas vão melhorando e as antigas sendo substituidas.. um dia vc , se quiser continuando a programar em php, vai ter que mudar para a nova versão.