[Artigo] A evolução do hacking

Iniciado por Summ3rs, 10 de Janeiro , 2010, 03:29:03 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Summ3rs

A evolução do hacking (texto de minha autoria).


Na verdade isso não vai ser exatamente uma matéria, e sim algo a pensar e se discutir.

Atualmente, principalmente em fóruns/blogs hackers, é mais que visível a quantidade de pessoas que querem aprender a roubar e-mails ou instalar keyloggers nos pcs alheios, ou aprender deface ou derrubar um server de jogo. A lista é grande.

Basicamente, se alguém que nunca teve contato ao hacking passa 5 mins buscando no google sobre hackerismo, invasão de sistemas e etc, vai achar um "manual de como se tornar um hacker", que se for "sério" vai dar as coordenadas básicas para a pessoa quase se tornar um hacker.

Quando eu comecei a conhecer o hacking, a uns 5 anos atrás, o conhecimento era muito mais limitado e restrito. Na época que gopher e workgroups eram usados e IRC era top, só era "elite" quem manjava muito, se programava bem em pelo menos 2 linguagens desktop, além dos conhecimentos de redes que todos devem ter até hoje.

Sites hackers eram na sua maioria pretos com letras verde-limão e com um monte de gifs toscos de caveiras espalhadas no site todo, nem me lembro de existir tutorais do tipo "faça você mesmo", muitos criadores de sites hackers (que na época realmente existiam) criavam os sites pra mostrar que sabiam, ao invés de ensinar ^^. Para um bom entendedor, tutoriais eram zines e manuais de tools (quando existiam).
Grande parte do conteúdo era passado "de boca em boca", quanto mais avançado, mais amigos devia ter, isso era o mesmo que ter fontes (outro modo de se conseguir as coisas).

Hoje em dia: "Você quer se tornar um hacker? Clique aki gênio." O conhecimento se tornou banal, acessível até demais. Já que "o conhecimento não é crime", porque todos devem ter acesso? Claro, democracia e liberdade de expressão... Mas pense no hacking em si.

Voltando ao início, a internet tá saturada de fórums/blogs/sites e almas bondosas querendo ensinar e achar tutoriais para os newbies de plantão. A pergunta que eu faço é: para onde vai o hacking? Qualidade zero né?


Se você é newbie e quer ser hacker porque viu outra pessoa rootar server, desista. Se você entrou em um site sério de hacktivismo querendo derrubar server de tibia, desista. Se você se considera elite sem saber programar, desista e se mate.

A pergunta final é: Por que boa parte de quem sabe realmente o que faz não se considera hacker: por se fazer de desentendido, ou por não ser considerado mais um?

(Nesse texto, desconsidere humildade e comunidades do orkut, por favor)

By Summ3rs, 10/01/10, 15:03[/size][/size]

CitarJuro que não consegui formatar o texto como eu queria. haha

Joey

eu acho totalmente rídiculo essa parada de "elite".
Com um punhado de areia eu mostrarei o terror à vocês.

Summ3rs

Pra mim titulo de elite so' serve pra mudar a cor do nick.