Nintendo Wii lidera listas de Natal

Iniciado por Anonymous, 25 de Novembro , 2007, 08:56:31 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Anonymous

Todo final de ano, uma lista de "presentes-difíceis-de-encontrar" faz os pais irem de loja
em loja para satisfazer os pedidos dos filhos. E, a cada temporada, esses brinquedos são
logo esquecidos. Mas, este ano, tudo indica que o presente que todos querem é o mesmo
do ano passado: o Nintendo Wii.



O Wii funciona com controles sem fio que reconhecem os movimentos feitos pelo jogador
(Foto: Divulgação)



Um ano depois de seu lançamento, o pequeno console é vendido quase imediatamente quando
chega às lojas, mesmo depois de a Nintendo ter aumentado a produção diversas vezes.

"Se você procurar agora, com um pouco de trabalho, não é tão difícil encontrar um Wii", diz John
Lawrence, de Fort Worth (Texas, no Estados Unidos), que comprou o videogame semanas atrás
para seu neto de nove anos. Ele precisou de certa investigação on-line para encontrar um Wii
numa loja de sua cidade.

"As pessoas ainda não estão no clima de compras de Natal. Quando elas começarem a se preocupar,
vai ser tão difícil comprar um Wii como foi no ano passado", disse Lawrence.

 

Nesta sexta-feira (23), é aberta "oficialmente" a temporada de compras de fim de ano nos
Estados Unidos. É a chamada "Black Friday", quando lojas colocam em promoção parte de seus
estoques. Um dos produtos mais disputados, claro, é o Wii.



Pais e filhos

A proposta da Nintendo com o Wii foi criar um videogame que chamasse a atenção de quem não
é jogador "hardcore", e ela conseguiu. Janet Presti ficou uma hora na fila da Nintendo World Store,
em Nova York, semana passada, para comprar um Wii para seus três filhos – mas não só para eles.

"Eu joguei na casa de minha irmã e amei", ela disse. Em casa, ela já tem três videogames:
Xbox 360 (Microsoft), PlayStation 2 (Sony) e GameCube (Nintendo).

O Wii responde aos movimentos ao estilo "varinha mágica" que o jogador executa com o controle
sem fio. Enquanto isso, outros videogames são controlados por combinações muitas vezes
confusas de botões e joysticks. O console da Nintendo também tem um apelo casual, com jogos
não-violentos que agradam aos adultos.

Sony e Microsoft cortaram os preços de seus consoles recentemente, manobra desnecessária
para a Nintendo, graças à constante procura pelo Wii.



Apelo de mercado

Perrin Kaplan, vice presidente de marketing da Nintendo da América disse que o console
teve "o preço certo desde o começo". Uma pesquisa no site de leilões eBay mostra que Kaplan pode
estar errado: algumas unidades do Wii estão sendo vendidas por até US$ 350, cerca de US$ 100
acima do preço de tabela.

Parte da demanda pelo Wii vem dos problemas na indústria dos brinquedos.

"Ninguém está comprando brinquedos hoje por causa dos 'recalls'", diz Gerrick Johnson, analista
da indústria de brinquedos no BMO Capital Markets.

Primeiro, brinquedos foram recolhidos por conter tinta com chumbo e ímãs perigosos. Depois,
o "Aqua Dots" foi recolhido porque continha produtos químicos ilegais.

"Quem imaginou que chegaria um dia em que os pais diriam 'deixe esses brinquedos perigosos
e vá brincar com seus videogames?", Gerrick pergunta.



 Impulso de vendas

O Wii causou um incrível impulso nas vendas da Nintendo, que havia sido ultrapassada por
Sony e Microsoft na geração de games anterior (de PlayStation 2, GameCube e Xbox).


No período que se encerrou em 30 de setembro, a Nintendo duplicou as vendas do ano anterior,
atingindo o volume de US$ 6,1 bilhões. Desde o lançamento, em 17 de novembro, o Wii vendeu
5,5 milhões de unidades nos Estados Unidos.

As ações da Nintendo estão cotadas em US$ 75 bilhões, contra US$ 48 bilhões da Sony.

A empresa aumentou a produção do Wii, mas reconhece que não conseguirá suprir a demanda
pelo produto na temporada de Natal.

"É uma tecnologia nova, que não pode ser conseguida em qualquer linha de produção", disse Kaplan.
Em entrevista semana passada, Howard Stringer, chefe executivo da Sony, disse que o PS3 pode
se beneficiar da falta de Wii no mercado. Segundo ele, as vendas do PS3 nos EUA duplicaram,
chegando a 100 mil por semana depois de corte de preço em outubro.


A Nintendo já enfrentou caso de demanda maior que a oferta com outro de seus produtos: o portátil DS,
lançado em 2004. "Tivemos dificuldade desde o começo para manter estoque, mas nós finalmente
temos unidades suficientes", disse Kaplan.

 

Nos Estados Unidos, o Wii é vendido por US$ 250. O Xbox 360, da Microsoft, tem modelos que vão
de US$ 279 a US$ 499. A Sony cobra de US$ 399 a US$ 499 pelo PlayStation 3. Segundo dados do
site VGChartz, o Wii é console mais vendido da nova geração, com 14,2 milhões, contra 13,3 milhões
de Xbox 360 e 5,9 milhões de PlayStation 3.


Fonte: G1